domingo, 14 de outubro de 2012

O planeta Terra

Se este é um blogue sobre o planeta Terra, fenómenos que nele ocorrem e a forma como esse fenómenos são estudados, então faz todo o sentido fazer uma pequena e leve introdução a este pequeno (grande) Planeta.

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos.

Por vezes é designada como Mundo ou Planeta Azul.

Com uma idade estimada em 4.600 milhões de anos (M.a.), a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida.

A sua superfície exterior está dividida em vários segmentos rígidos, chamados placas tectónicas, que estão em constante migração sobre a superfície terrestre há milhões de anos. 

Segundo se sabe, a Terra é o único planeta com tectónica de placas activa.

Cerca de 71% da superfície da Terra está coberta por oceanos de água salgada, consistindo o restante em continentes e ilhas, os quais contêm muitos lagos e outros corpos de água que contribuem para a hidrosfera. Não se conhece a existência de água no estado líquido em equilíbrio, necessária à manutenção da vida como a conhecemos, na superfície de qualquer outro planeta.

O nosso planeta é considerado um sistema fechado. As trocas de energia dão-se ao nível da radiação solar e da reflexão de (parte) desta pela superfície terrestre e para o espaço. Em termos de massa, não são movidas grandes massas entre a Terra e o Espaço.
Considera-se que a Terra é um sistema fechado dividido em quatro subsistemas que interagem entre si:

  • Geosfera - constituída pela crosta terreste, pelo manto e pelo núcleo.
  • Hidrosfera - relativa à agua existente em todo o planeta.
  • Biosfera - o conjunto de todos os seres vivos.
  • Atmosfera - a camada de gases que envolve a superfície terreste.



Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.