terça-feira, 16 de outubro de 2012

Princípios Fundamentais da Estratigrafia

Princípio do Uniformitarismo
  • Postulado por Hutton e desenvolvido por Lyell, refere que os processos que decorreram ao longo da história da Terra foram uniformes e semelhantes aos que ocorrem actualmente. No entanto, há que considerar que os processos naturais que ocorreram no planeta não são totalmente uniformes, nem quanto à intensidade nem quanto ao ritmo. E, por outro lado, esses processos englobam fenómenos de natureza não repetível, como é o caso da transformação de muitos organismos de acordo com as teorias da evolução, que se processou de forma linear, ou seja, não cíclica.


Princípio da Sobreposição de Estratos
  • Proposto primeiramente por Steno e desenvolvido posteriormente por Lehmann, estabelece que, numa sequência não deformada de rochas, os estratos mais antigos são os que se situam por baixo na série e os mais recentes são os que se situam por cima.


Princípio da Intersecção
  • Toda a estrutura geológica que atravesse outra é mais recente do que a que é atravessada. (Ex: falhas, superfícies erosivas, intrusões ígneas, …)




Princípio da Inclusão
  • Se um fragmento de uma rocha A está contido numa rocha B, então a rocha B é mais recente que a rocha A. (ex: conglomerados, brechas, ...)




Princípio da Identidade Paleontológica
  • Estabelecido por Smith e desenvolvido por Cuvier, consiste em admitir que, em cada intervalo de tempo da história geológica, os organismos que então existiram e fossilização, foram únicos e diferentes entre si e diferentes dos que encontramos actualmente. Portanto, este princípio permite estabelecer  correlações entre materiais de uma mesma idade mas de contextos geográficos distantes, uma vez que muitos organismos tiveram uma distribuição geográfica praticamente mundial. Diz-se então que, se dois estratos apresentarem igual conteúdo fossilífero, têm a mesma idade.




Princípios Fundamentais da Estratigrafia
(Elaborado por Beatriz Lopes Maio)

Referências:
Vera Torres, J. A. (1994) - "Estratigrafia. Principio y Métodos", Ed. Rueda, Madrid, 802 p.

domingo, 14 de outubro de 2012

Estratigrafia - Definição



Estratigrafia
(Elaborado por Beatriz Lopes Maio)

Referências:
Vera Torres, J. A. (1994) - "Estratigrafia. Principio y Métodos", Ed. Rueda, Madrid, 802 p.
Slides das aulas disponibilizados pelo professor.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estratigrafia (em Português)
http://en.wikipedia.org/wiki/Stratigraphy (em Inglês)

O planeta Terra

Se este é um blogue sobre o planeta Terra, fenómenos que nele ocorrem e a forma como esse fenómenos são estudados, então faz todo o sentido fazer uma pequena e leve introdução a este pequeno (grande) Planeta.

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos.

Por vezes é designada como Mundo ou Planeta Azul.

Com uma idade estimada em 4.600 milhões de anos (M.a.), a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida.

A sua superfície exterior está dividida em vários segmentos rígidos, chamados placas tectónicas, que estão em constante migração sobre a superfície terrestre há milhões de anos. 

Segundo se sabe, a Terra é o único planeta com tectónica de placas activa.

Cerca de 71% da superfície da Terra está coberta por oceanos de água salgada, consistindo o restante em continentes e ilhas, os quais contêm muitos lagos e outros corpos de água que contribuem para a hidrosfera. Não se conhece a existência de água no estado líquido em equilíbrio, necessária à manutenção da vida como a conhecemos, na superfície de qualquer outro planeta.

O nosso planeta é considerado um sistema fechado. As trocas de energia dão-se ao nível da radiação solar e da reflexão de (parte) desta pela superfície terrestre e para o espaço. Em termos de massa, não são movidas grandes massas entre a Terra e o Espaço.
Considera-se que a Terra é um sistema fechado dividido em quatro subsistemas que interagem entre si:

  • Geosfera - constituída pela crosta terreste, pelo manto e pelo núcleo.
  • Hidrosfera - relativa à agua existente em todo o planeta.
  • Biosfera - o conjunto de todos os seres vivos.
  • Atmosfera - a camada de gases que envolve a superfície terreste.



Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra